É NECESSÁRIO CUIDADO PARA NÃO ACEITAR LIXO EMOCIONAL OU JOGÁ-LO NAS OUTRAS PESSOAS

Bagagem emocional se refere as suas emoções negativas e não processadas de experiências anteriores. Todos os tipos de bagagem emocional, se não forem resinificadas, podem impactar negativamente suas experiências atuais, seus relacionamentos, suas amizades, suas relações familiares, sua carreira entre outros.

Todo mundo carrega uma bagagem emocional. Ela nos ensina muitas coisas; desde nos ajudar a gerenciar expectativas, descobrir o que queremos na vida, nos relacionamentos e nos ensinar como lidar com a dor e a rejeição. O problema com a bagagem emocional é quando alguém permite ter a vida controlada por essa bagagem emocional negativa ou quando joga, na forma de lixo, em outras pessoas.

A maioria das pessoas, não sabe lidar com bagagens emocionais pesadas e as deixam penetrar em todos os cantos da sua vida. As bagagens emocionais negativas que, geralmente, são despejadas na forma de lixo são: a culpa, a raiva, a negatividade, o arrependimento, o vitimismo e o medo. Nos relacionamentos conjugais, as mais as bagagens emocionais negativas mais comuns são: rigidez e distanciamento emocional, dificuldade com compromisso, paranoia, projeção (enxergar nossas próprias questões em outras pessoas), comparação (comparar as pessoa) e o ciúmes. Aqui vamos entender o que diz Bert Hellinger em relação ao ciúmes na relação conjugal:

“Ciúme significa que o ciumento quer livrar-se do parceiro. O ciumento quer, exatamente, o contrário daquilo que alega! Não quer segurar o parceiro quer se livrar dele. O ciúme é o meio infalível de alcançar isso. Mas, ao invés de se separar, ele mesmo quer levar o parceiro a dar esse passo. Essa é a função do ciúmes!”
Para não receber ou jogar lixo emocional em outras pessoas, o melhor a fazer é, apenas, fazer o exercício de perceber-se, conscientemente, buscando identificar o que está sentindo e vivenciando internamente; bem como, abrir mão do que você não pode controlar e concentrar-se em como você reage as situações a sua volta. É aprender a diferenciar entre: a maneira de pensar, de viver as emoções que surgem a partir da antiga forma de pensar e enxergar o que é necessário ser deixado de lado. A maneira adequada de livrar-se da bagagem emocional, consiste em olhá-la com coragem, utilizando-se de diferentes recursos para sanear tais emoções, como: autoconhecimento, terapias (de diferentes tipos e escolas terapêuticas), etc.. Se as bagagens emocionais negativas for jogadas em outra pessoa, na forma de lixo, ela eventualmente voltará para o dono em forma de situações desafiadoras.

Carregar uma bagagem emocional pesada é desgastante e pode se espalhar por todas as áreas da sua vida, impedindo que a vida seja vivida com paz, felicidade e leveza.
Você não é o que aconteceu com você; mas, você é o que você fez com o que aconteceu com você e o que nos tornamos é uma escolha!