Explicando o que é Constelação Familiar

Como funciona a Constelação Familiar na prática?

A TERAPIA SISTÊMICO-FENOMENOLÓGICA DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR

A Constelação Familiar é uma técnica de representação espacial das relações familiares ou de grupo que permite identificar bloqueios emocionais de gerações da família ou membros de um grupo. Desenvolvida nos anos 80 pelo Terapeuta alemão Bert Hellinger, que defende a existência do inconsciente familiar, além do inconsciente individual e do inconsciente coletivo, atuando em cada membro de uma família ou de um grupo. Hellinger denomina as leis que fundamentam e atuam nas relações de “Ordens do Amor”. São três as ordens do amor:

- Pertencimento ou vínculo, “todos tem direito de pertencer”;
- Hierarquia ou ordem de chegada, “primeiro quem veio primeiro”;
- Equilíbrio, “para um relacionamento crescer e manter-se deve haver equilíbrio entre o receber e o dar”.

Estas três leis atuam ao mesmo tempo onde houver pessoas convivendo, para regular os relacionamentos. Segundo Bert Hellinger, as ações realizadas em consonância com essas leis favorece que a vida flua de modo equilibrado e harmônico; quando essas leis são transgredidas, ocasionam perda da saúde, da vitalidade, da realização, dos bons relacionamentos, com decorrente fracasso nos objetivos da vida.

A ABORDAGEM DA CONSTELAÇÃO

A Constelação Familiar é uma abordagem que é capaz de mostrar com simplicidade, profundidade e praticidade onde está a raiz, a origem, de um distúrbio de relacionamento, psicológico, psiquiátrico, financeiro e físico, levando o indivíduo a um outro nível de consciência em relação ao problema e mostrando uma solução prática e amorosa de pertencimento, respeito e equilíbrio.

 

PARA QUE É INDICADA A CONSTELAÇÃO?

A Constelação Familiar é indicada para todas as idades, classes sociais e sem qualquer vínculo ou abordagem religiosa, podendo ser indicada para qualquer pessoa doente, em qualquer nível e qualquer idade, como por exemplo: bebês doentes são constelados através dos pais. CONSTELE-SE!